quinta-feira, 3 de novembro de 2011



NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- NEAD
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA


Pólo: Itaberaba Grupo: G11

Componentes: Agelvandia Lopes Teixeira de Oliveira
                       Altino Pedreira Macedo Neto
                       Maria Cleusa Santana Mota Freitas

Biografia de Al-Khwarismi

Abu Abdullah Mohammed ben Musa Al-Khwarismi foi um matemático, astrônomo e geógrafo árabe que nasceu em torno de 780 e morreu em Bagdá por volta do ano de 850. Há poucos registros sobre a sua vida, provavelmente nasceu em Khowarezm, região sul do mar Aral, na Ásia Central, atualmente Uzbequistão. Viveu em Bagdá, na época do Califa Al-Mamun e foi um dos primeiros matemáticos a trabalhar na Casa da Sabedoria, criada por Al-Mamun, a quem dedicou dois de seus livros, um sobre astronomia e outro sobre álgebra: Al-Kitab al-jabr wa’l Muqabalah, que se tornou sua obra mais famosa, conhecido como fundador da álgebra.
Local onde viveu Al-Khwarizmi 
Al-Khwarizmi escreveu vários tratados sobre a aritmética, álgebra, astronomia e sobre o calendário. Os tratados sobre aritmética e sobre a álgebra influenciaram posteriormente o desenvolvimento da matemática nestas duas áreas. Escreveu sobre a arte hindu de calcular, explicando detalhadamente como funciona o sistema de numeração decimal hindu, as operações de cálculo de adição, subtração multiplicação e divisão de acordo com método indiano. Explica a extração da raiz quadrada, cálculo com números inteiros e cálculo com frações. Na Europa, este livro foi traduzido para o latim e passou a ser muito consultado por todos que desejavam conhecer o sistema de numeração decimal. E apesar de Al-Khwarizmi ter dito que a idéia era dos hindus, o sistema de numeração ficou conhecido como de Al-Khwarizmi e passou a ser conhecido como algarismos ou algoritmo, originário de Al-Khwarizmi, em homenagem ao matemático árabe que apresentou para a humanidade a utilidade dos dez símbolos.
Al-Khwarismi
Em seu livro Al-Kitab al-jabr wa’l Muqabalah que deu origem ao termo álgebra (al-jabr), Al-Khwarizmi descreve sobre a solução de equações lineares e quadráticas usando o recurso de duas operações: al-jabr e muqabalah. Para Al-Khwarizmi, al-jabr significava completar, processo de transposição de termos negativos de um lado para outro da equação, e muqabalah significava reduzir, processo de simplificação dos termos semelhantes da equação.

Uma pagina da obra Álgebra
Em seu tratado sobre a álgebra, Al-Khwarizmi expõe aplicações de como determinar áreas de círculos e volumes de sólidos como esferas, cones e pirâmides.
Al-Khwarizmi foi um matemático que ajudou a erguer o conhecimento matemático, principalmente na Europa, com as traduções para o latim.
Faz parte também dos escritos de Al-Khwarizmi o livro Suratul Ardh (imagem da Terra) sobre geografia, além de tratados sobre geometria e tábuas astronômicas.
As contribuições de Al-Khwarizmi para a matemática foram fundamentais para o avanço desta ciência e para nós estudantes é também importante saber como o conhecimento matemático foi construído. O trabalho de Al-Khwarizmi proporcionou ao mundo o conhecimento das descobertas de outros povos. Ele utilizou o que outros povos já sabiam, para fazer novas descobertas e influenciar outros matemáticos a continuar fazendo novas descobertas nesta área de conhecimento.

Referencias Bibliográficas:

. Biografias de matemáticos. Abu Abdullah Mohammed ben Musa Al-Khwarismi.  Disponível em: http://www.portalmatematico.com/khwarizm.shtml . Acesso em: 30 outubro 2011.
. Biografia: Abu Abdullah Mohammed bem Musa Al-Khwarizmi. Disponível em: http://www.vendaon.com/vendaon/site/cursodematematica/produto/6864-Biografia-AlKhwarizmi.html . Acesso: 30 outubro 2011.