Esse Blog tem o objetivo de socializar as experiências vividas durante as atividades da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), abrangendo temas tais como: a Pedagogia na contemporaneidade, a Educação Matemática; a organização do trabalho pedagógico do professor de Matemática; planejamento e avaliação, os quais contribuem bastante para o nosso crescimento enquanto professores de Matemática.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Atividade on-line II
Nesta atividade, refletimos sobre as ações educativas que poderíamos incorporar às nossas aulas a fim de dar significado à aprendizagem dos alunos. Dentre as que foram citadas, prevalecem aquelas que trazem o cotidiano do aluno para a sala de aula, com situações- problema que os permitam se sentirem próximos do conteúdo e que este tenha significado para eles. Foi citado também, o uso das tecnologias com jogos, softwares matemáticos e outras atividades lúdicas que estimulem o raciocínio dos alunos. Um outro foco desta atividade,foi debater sobre as diversas modalidades de avaliações tais como: testes, testes em duas fases, relatórios, ensaios e portfólio, demonstrando a importância e aplicabilidade de cada um deles. Aproveitando o ensejo de falar sobre avaliação, percebemos também a importância do ato de planejar e de traduzir este plano para o papel, vimos que o plano, é o guia do professor, é a orientação para tudo que ele for realizar em sua aula, tendo bem delimitado o seu tema, objetivos, metodologias e instrumentos avaliativos a serem utilizados. Vale ressaltar, que o plano é flexível, no entanto,precisa estar presente em todo o processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário