A Matemática é vista como uma ciência exata, pronta e acabada, até muitos professores enxergam a Matemática como uma ciência sem vida e quando ela é passada desse jeito faz com que os alunos percam o interesse, tornando-se passivos e desmotivados nas aulas.
Atualmente tem se discutido alternativas para melhorar a concepção do ensino da Matemática, isto é, deixar de acreditar que o aluno aprende através da memorização de fatos e regras, da repetição exaustiva de exercícios para uma concepção do ensino de uma Matemática dinâmica através da construção de conceitos, a partir de atitudes reflexivas, situações-problema partindo do cotidiano e do interesse do aluno.
São diversas as linhas de pesquisa e propostas de trabalho que procuram mudar a concepção atual do ensino da Matemática, todas no sentido de colocar o aluno como ser ativo do seu processo de construção de conhecimento e o professor como mediador desse processo.
• A resolução de problemas é uma proposta em que o professor propõe ao aluno situações-problema que estimule sua criatividade e o leve a investigar e explorar novos conceitos.
• A modelagem matemática pode ser utilizada para relacionar a matemática escolar e a sua utilidade na vida real para resolver e analisar problemas do dia-a-dia.
• A Etnomatemática valoriza a Matemática de diferentes grupos culturais, valorizando os conhecimentos informais construídos através das experiências vividas pelos alunos.
• A História da Matemática serve como motivação para o desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos.
• Os softwares ajudam a criar ambientes de investigação e exploração matemática.
• Os jogos são formas de resgatar o lúdico e ajudar a trabalhar com estimativas e cálculo mental.
As diversas linhas de pesquisa enfatizam a construção de conceitos matemáticos pelos alunos, tornado-os ativos na sua aprendizagem.
Com compromisso, envolvimento dos professores e metodologia diversificada haverá aprendizagem e melhoria do ensino da Matemática.
Referência:
http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Beatriz.pdf - Acesso em 11/07/10.
Esse Blog tem o objetivo de socializar as experiências vividas durante as atividades da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), abrangendo temas tais como: a Pedagogia na contemporaneidade, a Educação Matemática; a organização do trabalho pedagógico do professor de Matemática; planejamento e avaliação, os quais contribuem bastante para o nosso crescimento enquanto professores de Matemática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário