domingo, 18 de julho de 2010

Refletindo sobre a Matemática e suas linhas de pesquisa

A Matemática é vista como uma ciência exata, pronta e acabada, até muitos professores enxergam a Matemática como uma ciência sem vida e quando ela é passada desse jeito faz com que os alunos percam o interesse, tornando-se passivos e desmotivados nas aulas.
Atualmente tem se discutido alternativas para melhorar a concepção do ensino da Matemática, isto é, deixar de acreditar que o aluno aprende através da memorização de fatos e regras, da repetição exaustiva de exercícios para uma concepção do ensino de uma Matemática dinâmica através da construção de conceitos, a partir de atitudes reflexivas, situações-problema partindo do cotidiano e do interesse do aluno.
São diversas as linhas de pesquisa e propostas de trabalho que procuram mudar a concepção atual do ensino da Matemática, todas no sentido de colocar o aluno como ser ativo do seu processo de construção de conhecimento e o professor como mediador desse processo.
• A resolução de problemas é uma proposta em que o professor propõe ao aluno situações-problema que estimule sua criatividade e o leve a investigar e explorar novos conceitos.
• A modelagem matemática pode ser utilizada para relacionar a matemática escolar e a sua utilidade na vida real para resolver e analisar problemas do dia-a-dia.
• A Etnomatemática valoriza a Matemática de diferentes grupos culturais, valorizando os conhecimentos informais construídos através das experiências vividas pelos alunos.
• A História da Matemática serve como motivação para o desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos.
• Os softwares ajudam a criar ambientes de investigação e exploração matemática.
• Os jogos são formas de resgatar o lúdico e ajudar a trabalhar com estimativas e cálculo mental.
As diversas linhas de pesquisa enfatizam a construção de conceitos matemáticos pelos alunos, tornado-os ativos na sua aprendizagem.
Com compromisso, envolvimento dos professores e metodologia diversificada haverá aprendizagem e melhoria do ensino da Matemática.

Referência:

http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Beatriz.pdf
- Acesso em 11/07/10.




Nenhum comentário:

Postar um comentário