A avaliação em Matemática, ainda hoje é baseada em testes e provas escritas exigindo mais a memorização do que a compreensão de conceitos matemáticos.
Os professores precisam conceber a avaliação como uma ferramenta que avalia tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem do aluno e não um instrumento que aponta o que os alunos não sabem.
Segundo Josiene Maria Cardoso Rodrigues, Maria Bárbara De Araújo Castro e Pérsida Machado Da Conceição a avaliação deve fornecer ao professor informações para reorientar a sua prática para a escolha de novas estratégias de estudo que favoreça a continuidade da aprendizagem do aluno.
No processo de ensino aprendizagem o professor é o mediador, para tanto ele deve respeitar e valorizar o conhecimento matemático que o aluno traz consigo e a partir daí, ampliar estes conhecimentos através de atividades reflexivas e significativas que promovam o seu aprendizado.
Referência:
http://www.ufpa.br/npadc/publicacoes/monografias/UM%20ESTUDO%20SOBREAVALIA%C7%C3O%20MATEM%C1TICA.pdf - Acesso em 10/07/10.
Esse Blog tem o objetivo de socializar as experiências vividas durante as atividades da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), abrangendo temas tais como: a Pedagogia na contemporaneidade, a Educação Matemática; a organização do trabalho pedagógico do professor de Matemática; planejamento e avaliação, os quais contribuem bastante para o nosso crescimento enquanto professores de Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário